A SECRETARIA

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

O Estado do Amazonas possui 97,4% de sua cobertura florestal intacta e é um dos que menos desmata na região da Amazônia Brasileira. Um dos mecanismos usados para a manutenção desse percentual é a garantia de proteção dessas áreas por meio da conservação florestal. Nesse sentido, o Estado do Amazonas tem 51,8% de áreas protegidas, sendo 11,9% Unidades de Conservação Federais, 12,1% Unidades de Conservação Estaduais e 27,7% de Terras Indígenas. Todo esse trabalho tem levado o Amazonas a ser uma referência em Desenvolvimento Sustentável.

Esse trabalho é resultado de uma série de ações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) com sua política, gestão e projetos na área ambiental.

Além de prevê, por meio de políticas públicas, a manutenção da floresta e de todos os recursos que ela oferece, a Sema também direciona suas políticas para a qualidade de vida das pessoas atuando em articulação com as autarquias vinculadas: Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado da Produção Rural e do Desenvolvimento Sustentável (Sepror) e Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMAAM).

Outras parcerias:
Para fortalecer ainda mais a estrutura e sua força de atuação a Sema também atua em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por onde desenvolve projetos como o Água Para Todos e Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA); Ministério da Integração Nacional (MIN), Fundação Moore, Fundo Amazônia, Idesam, Instituto Piagaçu, KFW, GIZ, Fundação Vitória Amazônica, Mamirauá, MNCR, Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e WWF.

Últimas Notícias

Morador da RDS do Rio Negro e técnico do Governo irão para intercâmbio na Guatemala sobre manejo florestal comunitário

Iniciativa é financiada por programa internacional implementado no Amazonas pela Secretar...

Ministro alemão visita reserva no Amazonas e destaca interesse do país em continuar investimentos na área ambiental

O ministro de Cooperação Econômica da Alemanha, Gerd Muller, visitou a Reserva de Desen...

Amazonas tem redução de 6% no número de focos de calor, no primeiro semestre de 2019

O primeiro semestre do ano foi de redução no número de focos de calor no Amazonas em ...