Como instrumento do processo de enraizamento da Educação Ambiental no Estado do Amazonas, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Amazonas (CIEA-AM) foi instituída por meio do Decreto Estadual n.° 25.043, de 01 de junho de 2005. Entre as suas atribuições está planejar, coordenar, acompanhar e avaliar a execução dos trabalhos de Educação Ambiental no Estado, além de articular-se com outras instituições Federais e Municipais, a fim de fortalecer seus trabalhos.
Por força do Decreto de constituição, o mandato da presidência da Comissão era anual, sendo sempre alternado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc). Atualmente, a CIEA é presidida pela Seduc, tendo como presidente a secretária de Estado Sra. Maria Josepha Penella Pêgas Chaves.
Os anos de 2011 e 2012 marcaram trabalhos importantes realizados pela CIEA-AM, como a regulamentação da Lei n.° 3.222, de 02 de janeiro de 2008, que instituiu a Política de Educação Ambiental do Estado do Amazonas, por meio do Decreto n.° 32.555, assinado em junho de 2012.
Em 24 de setembro 2012, o Decreto n.° 25.043, que cria a CIEA-AM, foi alterado pelo Decreto n.° 32.836, alternando o mandato da presidência para 2 (dois) anos.
A Comissão é composta por 39 instituições e tem como membros representantes: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Instituições de Ensino e Pesquisa; Organizações Não-Governamentais Ambientalistas que desenvolvam ações em Educação Ambiental; Movimentos Sociais e Associações que desenvolvam ações em Educação Ambiental; Instituições Estaduais (Educação e Meio Ambiente); Entidades representantes de instituições municipais, que desenvolvam ações em Educação Ambiental; Instituições Federais e o Setor Empresarial.