Amazonas é eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente

Posto é representado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas

O Estado do Amazonas foi escolhido para ocupar a vice-presidência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A eleição ocorreu nesta semana, durante a Reunião da Assembleia Geral Ordinária da organização, que reuniu representantes dos órgãos estaduais de meio ambiente de todo o país.

O posto de vice-presidente é representado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira. Ele atuará ao lado da secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, presidente da chapa eleita para exercer o mandato de 2021 a 2023.

“A eleição do Amazonas para ocupar a vice-presidência da Abema é de extrema relevância, pois esse é o espaço mais importante que as secretarias de meio ambiente têm para discutir temas de impacto direto nos estados”, disse Taveira.

Ainda segundo o secretário, a escolha também demonstra a relevância da política estadual do Amazonas em nível nacional. “É uma oportunidade que temos para avançar na cooperação e em temas importantes, como o licenciamento ambiental, conservação dos principais biomas do país e, também, encontrar caminhos para a redução da pobreza e para o desenvolvimento sustentável”, pontuou.

Também fazem parte da chapa eleita a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Márcia Cristina Lima, eleita para o posto de secretária-geral da Abema; junto ao secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, no cargo de 1º secretário; além do diretor geral do Instituto de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, Leonlene Aguiar, como 2º secretário.

A chapa eleita também é composta por vice-presidências regionais, coordenação por biomas e conselho fiscal, no qual o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foi eleito como suplente. A lista completa de membros pode ser acessada no site da Abema.

Sobre a Abema – A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos. Legítima representante dos órgãos estaduais de meio ambiente, presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, reúne as 27 secretarias de estado e 21 autarquias e fundações.

As instituições associadas são responsáveis pela implementação da política ambiental, pela maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.