Campanha Floresta Faz a Diferença 2022 inicia ações educativas no sul do Amazonas

Atividades de educação ambiental serão realizadas nos municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Apuí

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) inicia, nesta quinta-feira (05/05), a campanha Floresta Faz a Diferença 2022. Por meio da ação, uma série de atividades educativas serão promovidas nos municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Apuí, a fim de sensibilizar a população a respeito do desmatamento e das queimadas ilegais. As ações no sul do Amazonas vão até 20 de maio.

“Nossa programação tem o objetivo principal de trazer um diálogo franco sobre desmatamento e queimadas. Queremos trazer informações e ferramentas que possam ajudá-los a ter uma relação melhor com o meio ambiente, sem fazer julgamentos, mas propondo um caminho”, disse a técnica do Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam) da Sema, Maria Edilene.

A programação começa nesta quinta-feira no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus). No local, serão dois dias de programação. O primeiro será voltado para lideranças locais, agentes comunitários de saúde,  produtores familiares e agricultores. O segundo dia de atividades, na sexta-feira (06/05), será destinado à comunidade escolar da cidade.

Nos municípios de Manicoré e Novo Aripuanã, as ações seguirão a mesma proposta de calendário. Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus) recebe a campanha Floresta Faz a Diferença nos dias 9 e 10 de maio, enquanto Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus) recebe as ações nos dias  12 e 13 deste mês.

O último município a receber a agenda será Apuí (a 453 quilômetros da capital), entre os dias 15 e 21 de maio. Além de palestras para o público escolar, a agenda no município inclui ainda diálogos com a prefeitura e vereadores da cidade e um encontro com coletores de resíduos sólidos.

Além da campanha Floresta Faz a Diferença, a equipe da Sema também fará a apresentação do Plano de Gestão do Mosaico do Apuí, no dia 20 de maio, a comunitários que residem nas Unidades de Conservação integrantes da área.

As ações educativas estão sendo financiadas pelo Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes / ASL). O projeto é uma iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility – GEF), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

As atividades são realizadas em parceria com as Prefeituras Municipais e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade dos respectivos municípios.