Em ação pioneira, RDS Uacari implementa sistema comunitário de coleta seletiva em Unidade de Conservação

Coleta de resíduos beneficiará 1,3 mil pessoas de 26 comunidades da UC gerenciada pela Sema

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, localizada no município de Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus), está em processo de implantação de coleta seletiva de plástico, vidro e papel, em 26 de suas comunidades. Com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que gerencia a área protegida, 1,3 mil pessoas serão beneficiadas diretamente por este sistema de gestão comunitária.

Todo o processo iniciou por meio de sensibilização realizada pela Sema na Unidade de Conservação (UC). “A Sema empoderou 11 Agentes Ambientais Voluntários para fazer o trabalho de educação ambiental na RDS. Um dos temas de educação ambiental é o lixo. Pensando na questão da logística reversa e da gestão participativa, os agentes articularam a criação de caixas coletoras”, explica Gilberto Olavo, gestor da RDS Uacari.

Os próprios comunitários construíram e pintaram as caixas coletoras, usando madeira sem uso (madeira morta), na comunidade do Bauna.  Os Agentes Ambientais Voluntários (AVV) da Sema foram os responsáveis por articular parcerias para que a coleta seletiva seja implementada na RDS.

Após a produção, as caixas foram entregues para a Associação de Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari (Amaru), que está fazendo a distribuição entre as comunidades.

“Moramos dentro de Unidade de Conservação e devemos reciclar o lixo que não é absorvido pela comunidade, como forma de prevenção”, destacou Gilberto. A Sema também contribuiu com apoio logístico e articulação de combustível para que o sistema fosse implantado.

Uma embarcação periódica, da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), recolherá os resíduos nas comunidades e levará até a sede do município de Carauari para reciclagem, realizando um serviço que atenderá 285 famílias.

De 15 a 19 de setembro, equipes da Secretaria estiveram em Carauari durante a realização do Gabinete Itinerante Ambiental – criado pela Sema, com o objetivo de integrar as agendas de meio ambiente entre o Estado, representantes da gestão ambiental dos municípios e a sociedade civil organizada. Na ocasião, os catadores pediram apoio para implementar o sistema também na sede do município.

“A RDS Uacari está implementando um sistema complexo, que vai atuar de forma organizada para fazer com que os resíduos cheguem até os catadores, ou seja, é uma consciência ambiental que vai diminuir a quantidade de lixo no aterro sanitário, ao mesmo tempo que aumenta a geração de renda para as famílias envolvidas no processo de reciclagem”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

O Estado, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam), apoiará o município na construção de um programa de sensibilização junto aos moradores, para que mais resíduos sejam destinados à reciclagem.

 

FOTOS: Diego Peres/Secom