Entrega de 15 toneladas de ração a protetores de animais marca avanços na causa animal no Amazonas

Written by Sema Amazonas

Por meio de emenda parlamentar, Estado viabilizou, em 2021, apoio na alimentação de cães e gatos assistidos por ONGs

Em 2021, o Amazonas apresentou os primeiros resultados da implementação da Política Estadual de Bem-Estar Animal. Por meio de emenda parlamentar, o Estado efetivou a entrega de mais de 15 toneladas de ração para protetores e cuidadores de animais, sendo 64 beneficiados no primeiro edital e 234 no segundo.

Foram beneficiados cuidadores e protetores de animais que atuam na capital e nos municípios de Novo Airão e Manacapuru, bem como em Unidades de Conservação, como a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro e nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista.

A ação faz parte do Programa Estadual do Bem-Estar Animal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), executado com apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio de emendas parlamentares de autoria dos deputados estaduais Joana Darc (PL) e Saullo Vianna (PTB).

Os contemplados foram selecionados via editais, lançados no âmbito do projeto “Apoio à Formulação, Implementação e Execução da Política Estadual do Bem-estar Animal e da Fauna Doméstica”, conduzido pela FAS. Para sua execução, a Sema destinou os recursos das emendas para que a entidade atuasse em parceria com o Estado no desenvolvimento da política pública, que inclui a assistência alimentícia aos pets e outras ações.

“Essa foi uma ação inicial muito relevante na agenda de bem-estar animal do Amazonas, que passou a ser cada vez mais fortalecida no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente. Estamos diante de um movimento de construção de uma política pública muito importante e inédita no nosso estado”, destacou o secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.

O objetivo principal da atividade é, além de contribuir com a execução da Política Estadual de Bem-Estar Animal, auxiliar na redução do número de animais abandonados e sem assistência no estado, por meio do apoio a protetores e cuidadores, que já desenvolvem ações de proteção da fauna doméstica no Amazonas.

Outros resultados – O projeto de construção da Política Estadual do Bem-estar Animal e da Fauna Doméstica também incluiu a entrega da primeira unidade móvel de castração de cães e gatos do Amazonas.

Administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o “castramóvel” já realizou mais de 1,8 mil procedimentos desde a sua inauguração, em outubro de 2021.

Todas as cirurgias são disponibilizadas de forma gratuita. O cadastro para novos agendamentos pode ser feito por meio do link: bit.ly/32MnFhS. Os tutores de pet que já solicitaram o serviço em 2021, via Disque Castração, continuam a ser atendidos em 2022, por ordem de solicitação.

Mais informações podem ser acessadas no site da Sema.

FOTOS: Arthur Castro/Secom