Gincana ecológica leva educação ambiental e lazer para comunidades ribeirinhas na RDS do Rio Amapá

Comunidades ribeirinhas da calha do Rio Madeira participaram da 1ª Gincana Ecológica da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, localizada no município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). Promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa faz parte da campanha Junho Verde e contou com desafios ecológicos como canoagem, arremesso de ouriço de castanha e bingo ambiental.

A programação da gincana teve início no dia 3 de junho e encerrou no último domingo (09/06). Durante toda a semana, os comunitários participaram de atividades lúdicas e ações de educação ambiental, que tiveram foco principalmente nas crianças.

De acordo com a técnica de conservação ambiental, Francisca Pimentel, as atividades aconteceram nos Polos 1 e 2 da Unidade de Conservação (UC) e reuniram moradores de dez comunidades e de uma aldeia indígenas.

“Pela primeira vez a UC recebeu esta programação da gincana no Mês do Meio Ambiente. Com isto, conseguimos proporcionar competições saudáveis entre as comunidades sem distinção de gênero ou idade. A alegria tomou conta do público presente e dos competidores, pois o desafio das gincanas ecológicas criou um clima de aproximação entre as comunidades”, destacou Francisca.

Cine ambiental – A programação contou ainda com a exibição do filme “Amazônia”, que narra a história de um macaco-prego que foi domesticado e viveu por um longo período no circo, até terminar na Floresta Amazônica após um acidente do avião em que viajava a equipe do circo. De volta à floresta, o macaco vê a Amazônia de uma maneira que não conhecia. Foi montada uma pequena estrutura de cinema na comunidade, promovendo para as famílias ribeirinhas a experiência de assistir a um filme no telão.

Junho Verde – Durante o mês do Meio Ambiente, Manaus e outros 17 municípios do interior do Amazonas receberão atividades do Junho Verde. As ações ocorrerão tanto nas zonas urbanas quanto nas zonas rurais, levando também educação ambiental para as UC gerenciadas pela Sema.

Na capital, a programação tem como principal foco o Parque Estadual Sumaúma, que passou a funcionar aos domingos, oferecendo um espaço de lazer e bem-estar para as famílias da zona norte. A programação completa está disponível no site  www.meioambiente.am.gov.br.

Foto: Divulgação/Sema