[facebook_sdk]

Governo discute acordos de pesca para Unidades de Conservação em Beruri, Canutama e Tapauá

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está trabalhando na regulamentação de três novos acordos de pesca em Unidades de Conservação (UC) e áreas de entorno. Entre os dias 14 e 18 de maio, foram realizadas consultas e sensibilização com a população para criação dos acordos, que definirão regras para pesca na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus e na Floresta Estadual de Canutama.

A regulamentação tem como objetivo estabelecer regras para racionalizar os recursos pesqueiros da região, além de promover a conscientização dos comunitários quanto à regularização da atividade. O acordo combate também a pesca predatória, gerando ordenamento para cada modalidade de pesca, proporcionando a comercialização e assegurando geração de renda para a população.

De acordo com o assessor do Núcleo de Pesca da Sema, Rogério Bessa, os acordos abrangem áreas dos municípios de Beruri, Canutama e Tapauá, contemplando 14 comunidades.

“Nossa missão neste primeiro encontro foi fazer sensibilização com os comunitários e explicar que o acordo de pesca é uma das melhores formas de inclusão social, ambiental e econômica. Este é um processo que historicamente beneficia as populações tradicionais e tem sido um dos principais focos de trabalho da Sema na promoção do desenvolvimento sustentável”, explicou.

A partir de agora, o objetivo é mapear mais de 100 lagos envolvidos nos acordos de pesca para a criação de mapas destas áreas. Serão realizadas ainda consultas públicas e, após aprovação, a publicação dos acordos no Diário Oficial do Estado.

FOTOS: Divulgação/Sema