Governo do Amazonas inicia discussão para processo de concessão florestal em Maués

Written by Imprensa SDS
O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), iniciou as primeiras discussões para a elaboração do processo de validação da concessão florestal em uma área de 120 mil hectares na floresta estadual do município de Maués (distante 276 quilômetros de Manaus) para atividade de manejo de madeira.
Nesta quarta-feira (09/03), o secretário executivo de Gestão Ambiental do órgão, Adilson Cordeiro, reuniu com a equipe técnica da Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP) responsável pelo trabalho de mapeamento, zoneamento e estudo de impacto ambiental da área, que tem potencial econômico, com geração de emprego e renda no município.
 
A partir da próxima semana, os técnicos da CGFLOP e uma equipe do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), desembarcam em Maués para realizar sobrevoos para o trabalho de sensoriamento remoto da área reservada pelo Governo do Estado para a atividade.
 
Validação – Segundo Adilson, o primeiro passo é o processo de validação da área de concessão florestal para determinar onde é possível realizar a atividade de exploração de madeira, de acordo com as características do local. “É preciso ter um estudo de preço, onde será levada em conta a pauta mínima do Estado, realizada pela Secretaria de Fazenda (Sefaz)”, explicou.
Mapeamento – O assessor técnico da Sema, Francisco Melgueiro, que está à frente do estudo, disse que o Governo do Estado já realizou um mapeamento da área e o zoneamento de Maués. “A partir de agora, por orientação dos secretários da Sema, Marcelo Dutra e Adilson Cordeiro, vamos pôr em prática o trabalho de campo para subsidiar o Edital para as empresas interessadas”, informou.
FOTOS: JOSÉ NARBAES/IPAAM