Governo realiza consulta pública para criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga

Written by Imprensa SDS

O Governo do Amazonas está em processo de criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga. Localizada na zona leste da capital, a área vem sofrendo pressão com a abertura de novos ramais e ampliação do desmatamento. No domingo (27/01), às 9h, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza consulta pública para a criação do corredor, no Ramal do Ipiranga, 74b, Manaus. Equipes da pasta foram até o local, nesta segunda-feira (22/01), mobilizar moradores para a consulta pública.

A criação do corredor vem suprir demanda do Ministério Público Federal (MPF) quanto ao inquérito civil referente a impactos ambientais do Rodoanel de Manaus. Firmado por meio do Termo de Compromisso 005/2015, entre MPF, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Sema, o corredor busca fazer a conectividade da Reserva Ducke com demais fragmentos localizados nas adjacências do Anel Viário Leste.

“A ideia é promover o desenvolvimento sustentável, buscando parceiros para trabalhar ações sobre a necessidade da conservação ambiental para a manutenção do igarapé, para capacitações sobre alternativas de produção de baixo impacto ambiental, e promovendo a recomposição da vegetação e melhoria da disponibilidade hídrica no igarapé”, destacou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A área proposta para a criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga confronta com o limite sul da Reserva Ducke, no bairro Distrito 2, zona leste de Manaus, e está a 7 km do limite leste da Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus e distante 14 km do Parque Municipal do Mindu. O local abriga diferentes espécies de animais, como o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), primata símbolo de Manaus, ameaçado de extinção, conforme estudos realizados pelo Inpa na Reserva Florestal Adolpho Ducke.

 

O relatório de criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga e outros documentos referentes à área estão disponíveis no site da Sema: http://meioambiente.am.gov.br/corredores/.

Legenda: Equipes da Sema em mobilização no Ramal do Ipiranga

Créditos: Divulgação/Sema

Related Posts

RDS do Uatumã tem programação especial em comemoração aos 15 anos da unidade de conservação

Os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã receberam um dia especial em comemoração ...

Embarcações serão alvo de ação de sensibilização para combater descarte irregular de resíduos

 O Governo do Estado realizará, a partir da próxima terça-feira (25/06), uma ação de sensibilização para com...