Moradores da RDS do Rio Negro são habilitados para conduzir embarcações na categoria Arrais Amador

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), habilitou 37 comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro para condução de embarcações na categoria Arrais Amador. Com a certificação, os comunitário da Unidade de Conservação poderão navegar de maneira regularizada. A entrega das carteiras foi realizada no sábado (19/10), na região do Lago do Acajatuba, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

Promovida pela Sema e executada pela Marinha, a formação dos comunitários foi realizada pela escola Náutica Tarumã. Na ocasião, 29 comunitários compareceram a entrega dos certificados e recebimento das carteiras. De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o objetivo da formação é levar o conhecimento das boas práticas de navegação e melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam com o turismo de base comunitária.

“Todos os que receberam a certificação já possuíam o conhecimento de navegação prática; agora, eles receberam uma habilitação que garante a execução da pilotagem de forma segura”, destacou Taveira.

A habilitação de Arrais Amador tem o objetivo de fortalecer as duas cadeias produtivas de maior impacto na RDS do Rio Negro: turismo de base comunitária e pesca. Com a carteira, os comunitários poderão atuar no transporte de familiares ou na locomoção própria para pesca de subsistência.

O curso contou com apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Yamaha, Escola Náutica Tarumã e Capitania Naval da Amazônia Ocidental.

Curso de Arrais Amador – O curso de formação com os comunitários da RDS do Rio Negro iniciou em março de 2019. A atividade foi promovida pela Sema com o objetivo de emitir a certificação náutica para os moradores da região que atuam na pilotagem do turismo de base comunitária. A capacitação envolveu aulas teóricas e práticas, com a instrução das leis de trânsito no rio e primeiros socorros.