Mutirão de educação ambiental envolve jovens em ações em prol da natureza na RDS Igapó Açu

Mais de 70 pessoas estão participando de mutirão de educação ambiental na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó Açu, que abrange áreas dos municípios de Beruri, Borba e Manicoré. A atividade, que iniciou na quinta-feira (17) e segue até o sábado (19/10), é realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

De acordo com o coordenador do programa Agente Ambiental Voluntário (AAV), da Sema, Abraham Benayon, a agenda faz parte da oficina de atualização do programa na unidade de conservação. “Estamos promovendo a atualização de 22 Agentes Ambientais na reserva, e desta vez contamos também com uma parceria com as escolas municipais Duque de Caxias e Igapó Açu para a participação de 50 crianças na ação. Isso fortalece as ações de educação ambiental, fazendo com que tenhamos dentro da RDS uma geração mais consciente sobre os cuidados com o meio ambiente”, destacou.

Os Agentes Ambientais que estão passando por atualização são capacitados para atuar em prol da conservação do meio ambiente nas suas comunidades, sendo multiplicadores das ações ambientais. Voluntariamente, eles repassam informações sobre a legislação ambiental e demais temas para comunitários e visitantes.

Em 2019, a Sema já realizou atividades de capacitação dos Agentes Ambientais Voluntários nos municípios de Tefé, Carauari, Juruá, Novo Airão, Amaturá, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Santa Isabel do Rio Negro e Careiro Castanho. Ao todo, já foram capacitados mais de 350 novos AAV.