Mutirões resultaram em mais de 550 Cadastros Ambientais Rurais em UCs

A inscrição no CAR é pré-requisito para que moradores de zonas rurais tenham acesso a vários benefícios, entre os quais o crédito rural

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizaram cinco mutirões de regularização ambiental em Unidades de Conservação. Como resultado das atividades, foram regularizados 555 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma e do Rio Madeira.

As ações possibilitaram aos comunitários, além da atualização do CAR, a emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP) e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Desde o início dos mutirões, iniciados em fevereiro, foram atendidas mais de 900 pessoas, entre agricultores familiares e extrativistas, nas duas Unidades de Conservação (UC).

A inscrição no CAR é pré-requisito para que moradores de zonas rurais tenham acesso a vários benefícios, que incluem crédito rural, seguro agrícola e descontos tributários.

Juma 

A RDS do Juma recebeu três dos cinco mutirões realizados. Na primeira fase, realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro, foram 75 CARs analisados, sendo 38 confirmações de inclusão na lista e 37 propostas de inclusão. Nesta fase foram atendidas sete comunidades do rio Aripuanã, entre moradores e usuários da RDS.

A segunda fase ocorreu no período de 19 a 22 de abril, para moradores do rio Mariepauá, setor Mariepauá de Cima e setor Cachoeira, área que compreende oito comunidades. Na ocasião, 34 cadastros no CAR foram atualizados, sendo 16 confirmações e 18 propostas de inclusão.

A terceira fase aconteceu nos dias 6 e 7 de junho, destinada a moradores e usuários do rio Arauá. Nesta ação foram 43 atendimentos de CAR, sendo 11 confirmações e 32 propostas de inclusão.

Nos três mutirões também foram emitidos 104 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) e 59 Cartões do Produtor Primário (CPP).

Os mutirões foram organizados de forma estratégica, para atender as diferentes localidades da Reserva, que tem aproximadamente 589.611 hectares.

Rio Madeira 

Na RDS do Rio Madeira, a primeira fase do mutirão ocorreu no período de 13 a 16 de abril, nos Polos I e III da UC. Foram atendidas as comunidades Bom Jesus, José João, Mata Mata, Prainha, São Luiz, Cruzeiro, Livramento, Realeza I e II, Santa Maria, Santa Rosa I e II, São Carlos, São Pedro, Uruá Brasão, Vencedor e Vencedorzinho.

O serviço mais procurado foi o de atualização do CAR, com 287 atendimentos no total, sendo 175 confirmações na lista e 112 propostas de inclusão.

Na segunda fase, ocorrida entre os dias 10 e 11 de junho, o mutirão beneficiou comunidades do Pólo IV da RDS, onde foram atendidas 116 CARs, sendo 62 confirmações na lista e 54 propostas de inclusão.

Nos dois mutirões foram emitidas 97 DAPs e 81 CPP.

FOTO: Divulgação/Sema