No Mês do Meio Ambiente, Parque Sumaúma passa a abrir aos domingos com programação gratuita de educação ambiental

A partir deste mês de junho, que marca o Mês do Meio Ambiente, o Parque Estadual Sumaúma passará a funcionar aos domingos. A novidade faz parte da estratégia de revitalização do parque, que busca torná-lo um espaço referência em lazer, bem-estar e educação ambiental em Manaus. No próximo domingo (02/06), a Unidade de Conservação (UC) terá uma programação gratuita com trilhas guiadas, oficinas, cine ambiental, entre outras atividades.

A agenda, promovida em conjunto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), terá início às 8h e segue até as 16h. As atividades integram a programação do “Junho Verde”, campanha que será lançada no domingo, e que contará com eventos em Manaus e outros 18 municípios do interior do estado.

A programação de domingo no Parque Sumaúma inclui trilhas guiadas, atividades lúdicas de educação ambiental para crianças e leitura de livros sobre o tema na Biblioteca Móvel do Ipaam ao longo de todo o dia. Às 8h, a instrutora Clara Victória ministrará aulão de yoga na Central de Visitantes do Parque. Os participantes devem levar sua própria canga ou tapete de yoga e poderão fazer contribuições conscientes, pagando o valor que desejarem pela aula.

Na Sala da Biodiversidade Sauim-de-Coleira, das 10h ao meio-dia, será promovido um cine ambiental, com exibição de curtas sobre a importância do meio ambiente. Simultaneamente, o grupo Pedala Manaus realizará a ação “Bike Anjo”, que ensina crianças, jovens e adultos a pedalar, promovendo um meio de transporte sem emissão de carbono.

Após o horário de almoço, a programação retorna às 14h com curso de compostagem. Na oficina, os participantes aprenderão a fazer uma composteira caseira e a separar o lixo doméstico. A agenda de oficinas encerra com o curso sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais, de 15h às 16h, que será ministrado pela agroecologista Renata Peixe-Boi.

O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Instituto Sumaúma, Campanha Salve o Sauim, Pedala Manaus e Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev).

Inauguração de novos espaços – No domingo (02/06), além do lançamento da campanha “Junho Verde – Mês para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, serão inaugurados três novos espaços no parque: a Sala da Biodiversidade Sauim-de-Coleira, o Parquinho Infantil Curupira e o Viveiro de Mudas Ingá. Participarão da inauguração o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira; o secretário de Educação, Luiz Castro; e o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

O projeto de revitalização do Parque Estadual Sumaúma foi uma das primeiras ações anunciadas pela nova gestão da Sema neste ano. O parque é a única unidade de conservação estadual em zona urbana e, em seus 51 hectares de floresta amazônica, abriga espécies importantes, como o sauim-de-coleira, animal símbolo de Manaus ameaçado de extinção.

FOTOS: Ricardo Oliveira/Sema