Novo Airão reúne moradores de unidades de conservação para curso de Agentes Ambientais Voluntários

Written by Imprensa SDS

Mais de 30 comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro e do Parque Rio Negro Setor Norte estão participando de formação do programa Agente Ambiental Voluntário (AAV). O encontro, que encerra nesta sexta-feira (09/08), está sendo realizado na Fundação Almerinda Malaquias, na sede do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

De acordo com o coordenador do AAV, Abraham Benayon, o tema principal do encontro foi o combate a queimadas e focos de calor. A capacitação aborda ainda temas como legislação ambiental. “Como estamos entrando em um período crítico, em que o número de queimadas aumenta, nossa intenção é trabalhar com esses comunitários para que possam atuar como educadores ambientais e agir na orientação e prevenção a focos de calor”, reforçou Benayon.

Nesta semana, foi concluída também formação de AAV em Santa Isabel do Rio Negro. O objetivo é ampliar o número de pessoas capacitadas para atuar de maneira voluntária em prol da conservação dos recursos naturais, formando uma rede de jovens lideranças nas unidades de conservação estaduais e nos municípios do interior do estado.

Em Novo Airão, a formação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

FOTO: Divulgação/Sema