Parque Estadual do Rio Negro – Setor Norte

Written by Sema Amazonas

O Parque Estadual do Rio Negro – Setor Norte foi criado em 1995 (Decreto n.º 16.497, de 02 de maio), com a finalidade de preservar os ecossistemas naturais e possibilitar o desenvolvimento do ecoturismo, de pesquisas científicas e atividades educativas.

Localizado no município de Novo Airão, o Parest possui 146.028 hectares, limitados pelos rios Carabinani (ao norte) e Puduari (ao sul), o que possibilita a diversidade ambiental com matas de igapós, campinaranas interfluviais e matas de terra firme.

A biodiversidade é marca do parque, que possui plantas como itaúba e cipó-titica, espécies variadas de peixes e algas, com destaque para a matrinxã. Além disso, já foram catalogadas cerca de 30 espécies de abelhas e 100 de formigas.

Aproximadamente 46 famílias habitam a Unidade de Conservação. As comunidades com mais habitantes são Castanho e Mirituba, ambas auto-declaradas de população indígena. Destaque também para Airão Velho, primeiro povoado do Rio Negro no século XVII, originariamente com o nome de Santo Elias, depois rebatizado como Airão por Marques de Pombal, povoado que viveu a prosperidade econômica do Ciclo da Borracha (de 1879 a 1912), quando a região era movida pela exploração do látex. Hoje Airão velho abriga as ruínas daquele antigo vilarejo. A população é formada, em sua maioria, por descendentes indígenas das etnias Tukano, Apurinã e Baré.

A sobrevivência dessas famílias é garantida pela pesca e agricultura, por meio do cultivo da mandioca e da banana, e mais recentemente por meio da atividade ecoturística.

O uso público do parque é orientado pelo plano de gestão, aprovado em 2009, e está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema Amazonas). O Parest do Rio Negro – Setor Norte faz parte da Reserva da Biosfera da Amazônia Central e do Mosaico do Baixo Rio Negro.

 

Parque Estadual – Parest
Nome da Unidade  Parque Estadual do Rio Negro –  Setor Norte
Município Novo Airão
Área 146.028,00
Decreto  16.498/02/04/1995
Ano de Criação 1995
Conselho Gestor SDS/GS-067/08
Plano de Gestão Plano de Gestão Parque Estadual Rio Negro Setor Norte
Documentos