Parque Sumaúma completa 16 anos com programação gratuita e inclusiva neste sábado (28/9)

O Parque Estadual Sumaúma abre as portas para a população, neste sábado (28/09), para comemorar os 16 anos de existência da primeira Unidade de Conservação (UC) estadual em área urbana do Amazonas. Com uma programação inclusiva para pessoas com deficiência, o dia será celebrado com atividades gratuitas de lazer e educação ambiental, como apresentações de filmes, cinoterapia e trilha com os bombeiros mirins, no parque localizado na Cidade Nova, zona norte de Manaus.

Administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o parque foi criado no dia 5 de setembro de 2003, por meio do Decreto nº 23.721. O espaço possui uma área de 52,62 hectares e abriga uma grande diversidade da flora e fauna da Amazônia, como o sauim-de-coleira, animal símbolo da capital amazonense.

A programação especial de aniversário inicia às 8h e segue até o meio-dia, com opções para todas as idades. Trilha com os bombeiros mirins, zumba inclusiva, espaço circuito motor, oficina de artes e cinoterapia – terapia com cães – integram a programação. O parque segue aberto até as 16h com programação normal – trilhas interpretativas, academia ao ar-livre, parquinho infantil e viveiro de mudas.

“Preparamos uma programação inclusiva em comemoração ao Dia do Surdo e ao  aniversário do parque. As atividades envolvem cultura, esporte e ações ambientais para todas as idades. O Parque Estadual Sumaúma merece essa celebração por ser uma área protegida bem no meio da cidade de Manaus”, disse a secretária adjunta da Sema, Christina Fischer.

As atividades são realizadas pela Sema, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Instituto Sumaúma e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

Programação de aniversário – A abertura da programação ocorrerá às 8h com atividades realizadas pela Sema e parceiros. Até 11h, a Seped levará ações para pessoas com deficiência, como trilha pavimentada de 200 metros acompanhada dos bombeiros mirins; espaço circuito motor, na área externa em frente à sala da biodiversidade; zumba inclusiva, no pátio dos Bombeiros; e pedala mania, durante todo o evento.

A população poderá prestigiar ainda o trabalho de cinoterapia, no estacionamento do parque, das 8h às 9h30. Das 8h30 às 11h30, será oferecido “Cine Ambiental” na sala da biodiversidade.

O Instituto Sumaúma também promoverá atrações das 8h30 às 11h30. Na Central de Visitantes, a programação iniciará com a banda Padre Pedro, seguida da apresentação do coral de adultos e da oficina de arte no hall da sala da biodiversidade. As apresentações do grupo de dança da terceira idade e da camerata de violões encerram a programação.

A Seped disponibilizará também uma van adaptada para fazer o traslado dos visitantes com deficiência ou com mobilidade reduzida até o local das atividades.

Horários das trilhas – As trilhas no parque contarão com intérpretes para acompanhar os visitantes. Serão organizadas saídas de grupos a cada hora, com início marcado para as 8h30. É recomendado o uso de sapatos fechados (tênis ou bota), protetor solar e roupas frescas e confortáveis, como as usadas para prática de atividades físicas. É importante também que os visitantes levem garrafa ou squeeze com água para hidratação, atentando para o descarte adequado dos resíduos nas lixeiras instaladas nas áreas comuns do parque.

A entrada no Parque é gratuita e acesso ao local se dá pela avenida Bacuri, s/nº, Cidade Nova. A unidade de conservação recebe visitantes de terça a domingo, das 8h às 16h.

Arrecadação de brinquedos – O Parque Estadual Sumaúma também aderiu à campanha  “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos” – realizada pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). No aniversário do parque, o local funcionará como posto de arrecadação dos brinquedos, que serão doados às crianças carentes de Manacapuru, durante a Corrida dos Curumins, que acontece no município no dia 12 de outubro, Dia das Crianças.

A arrecadação ocorrerá até a próxima segunda-feira (30/09), no Parque Estadual Sumaúma ou na sede da Sema e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.280, Parque Dez, Manaus. A população pode doar brinquedos novos e usados, desde que em bom estado.

 

FOTOS: Ricardo Oliveira/Sema e Zeca Barcellos/Seped