Programação especial de férias no Parque Estadual Sumaúma encerra neste sábado (1º/02) com aulão de capoeira

O especial de férias no Parque Estadual Sumaúma chega ao fim neste sábado (1º/02). As atrações gratuitas promovidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) incluem um aulão de capoeira, um curso de violão para iniciantes, além de uma mostra de insetos raros e trilhas guiadas na área de floresta. O Parque Sumaúma está localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, e abre os portões para a população a partir das 8h.

Durante todos os fins de semana do mês de janeiro, a Sema promoveu uma programação especial para toda a família, com encerramento marcado para este sábado, das 8h até às 17h. Os visitantes terão mais uma chance de aproveitar a programação de férias, além de desfrutar dos atrativos fixos do espaço, como as trilhas interpretativas, parquinho infantil e academia ao ar livre.

Segundo o gestor do Parque Sumaúma, André Passos, a expectativa é que a programação deste final de semana atraia muitos visitantes. “Nas últimas edições tivemos um resultado muito positivo com a população, inclusive com recorde de público. Esperamos que, muito mais que um espaço de diversão, o Parque seja um ambiente de incentivo às ações de educação ambiental para a população”, destacou.

O Parque Sumaúma é uma das 42 Unidade de Conservação (UC) gerenciadas pela Sema e a única UC estadual em área urbana de todo o Amazonas. Devido a sua grande área de floresta, bem no coração da cidade, o local se destaca como opção para os moradores da capital ficarem próximos da natureza.

Programação e horários – A programação especial inicia às 8h30, com um curso básico de violão. A oficina é gratuita e será dividida em duas turmas de 16 alunos. A primeira será realizada das 8h30 às 10h, e a segunda, das 10h30 ao meio-dia. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Para participar é necessário levar o próprio instrumento.

Sucesso nos últimos fins de semana, a exposição de insetos raros encontrados dentro da Unidade de Conservação permanece dentro da programação de férias do Parque Sumaúma neste sábado. A mostra entomológica será conduzida pelo biólogo Allan Dellon, das 9h às 16h30.

Os visitantes terão mais uma novidade neste sábado: um super aulão de capoeira comandado pelo mestre de capoeira José de Sousa, conhecido como Mestre Peninha. A atividade será das 13h às 16h.

Trilhas na mata – As trilhas interpretativas na área da floresta fazem parte da programação fixa do Parque, com saída de grupos de uma em uma hora. Os visitantes poderão visitar as trilhas do Buritizal, Escada de Jabuti e a trilha da Sumaúma, finalizada aos pés da grande árvore que dá nome ao Parque.

Para participar da atividade é recomendado o uso de sapatos fechados (tênis ou bota), protetor solar e roupas frescas e confortáveis, como as usadas para prática de exercícios físicos. É importante também que os visitantes levem garrafa ou squeeze com água para hidratação, atentando para o descarte adequado dos resíduos nas lixeiras instaladas nas áreas comuns do parque.

A entrada no Parque é gratuita, com acesso pela avenida Bacuri, s/nº, Cidade Nova. A Unidade de Conservação recebe visitantes de terça a domingo, entre 8h às 17h.

FOTOS: Divulgação/Sema e Ricardo Oliveira