Secretário da SEMA

Eduardo Costa Taveira

Secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema)

É mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, possui graduação em Ciências Sociais pela Ufam (2000) e especialista em Desenvolvimento Sustentável (2004). Atualmente é Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas.

Entre os anos de 2011 e 2013, foi Secretário Executivo Adjunto da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atuou ainda como Chefe do Departamento de Relações Interinstitucionais e Indicadores de CT&I da SECTI-AM, assessor técnico em Políticas Ambientais e Participação Popular na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana. Tem experiência na área de Sociologia, Política Pública, Meio Ambiente e Gestão de Projetos no setor público.

Coordenou a elaboração de importantes documentos para a política científica regional, com destaque para o Plano de Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação para Amazônia e as Recomendações do Amazonas para o Fórum Mundial da Ciência. Foi presidente dos Comitês Gestor da Rede Nacional de Pesquisa e Rede Metropolitana de Pesquisa em Manaus e Presidente da Rede de Gestão Integrada de CT&I para o Amazonas. Coordenou, também, a implantação de vários programas estruturantes no setor, com destaque para o PRO-ENGENHARIAS, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas no Amazonas, a Rede Integrada de Gestão Pública do Amazonas, a Plataforma On line de Acompanhamento de Indicadores de CT&I do Amazonas (SION-AM), o Programa de Comunicação Científica do Estado do Amazonas, entre outros.