Segundo dia de atividades do 1° Mutirão de Licenciamento realiza visitas técnicas de vistoria

Written by Imprensa SDS

Dando continuidade as atividades do 1º Mutirão de Licenciamento e do Cadastro Ambiental Rural, que está acontecendo desde domingo (08/04) e segue até o dia 20, no município de Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus), equipes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam), realizam nesta terça-feira (10/04), as visitas de vistoria técnica para formalização dos processos de regularização, um dos passos para a liberação da Licença de Operação Ambiental.

O Governo do Estado pretende com essas visitas ajudar os produtores rurais e assegurá-los por meio da regularização de seus empreendimentos, diminuir os números de embargos das 400 áreas produtivas naquele município. Uma atividade nunca vista pelos morados de Apuí, como afirma o pecuarista Edilso dos Santos morador há 15 anos da vicinal Novo Aripuanã, no quilômetro 4. “Muita gente não tá indo pro centro multiuso por medo, porque nunca veio ninguém aqui pra ajudar, só vem pra multar, mas eu fui lá ontem e fui bem atendido e já marcamos a visita pra hoje”.

As visitas fazem parte do cronograma de atendimento do Programa Amazonas Legal e tem como finalidade tirar Apuí da lista dos municípios que mais desmata no País. Uma questão que o secretario da Sema e presidente do Ipaam, Marcelo Dutra, considera prioridade na Agenda Positiva do Estado para Apuí voltar a gerar emprego e renda aos moradores. “O povo apuínense precisa saber que o governo está aqui pra eles, que ele quer ouví-los, não quer vir aqui pra dizer que tá errado, viemos aqui pra fazermos juntos o certo”, afirmou o secretário durante entrevista a Rádio Cidade do município na noite de segunda-feira  (09/04).

Ao todo foram vistoriadas 60 propriedades e os atendimentos aos novos empreendedores continua nesta quarta-feira  (11/04) no Centro Multiuso da Escola Municipal Padre Paliero e segue até o dia 20 com novas vistorias técnicas de campo.

 

FOTOS: ANDRÉA REIS/IPAAM