Sema Amazonas participa de Encontro da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera

Written by Sema Amazonas

Evento em Fortaleza reuniu representantes das sete Reservas da Biosfera brasileiras

Equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e comunitários representaram a Reserva da Biosfera da Amazônia Central (RBAC) no Encontro Nacional da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera (RBRB) 2021. A agenda ocorreu entre os dias de 24 a 27 de novembro, em Fortaleza (CE).

”Foi um momento importante para compartilhar os avanços da gestão do Governo do Amazonas na Reserva da Biosfera da Amazônia Central, em especial o lançamento do Plano de Ação da RBAC, elaborado em parceria com a Unesco”, afirmou a secretária executiva adjunta da Sema, Fabrícia Arruda.

O encontro, presencial e híbrido, reuniu cinco grandes eventos: 30ª Reunião Anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA); 21ª Assembleia Geral do Instituto Amigos da Reserva da Mata Atlântica; Seminário Internacional “A RBMA e a Agenda Global de Sustentabilidade”; Encontro da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera e 1º Encontro da Rede Brasileira de Jovens Biosféricos.

Participação ribeirinha – No 1º Encontro da Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera, Viceli Costa, 33, e Ricardo Valentim, 23, moradores das  Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista, respectivamente, tiveram o desafio de apresentar a realidade amazônica nos fóruns com outras seis reservas brasileiras, são elas: Caatinga, Cerrado, Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Mata Atlântica, Pantanal e Serra do Espinhaço.

“Os jovens tiveram o desafio de compartilhar a realidade local nas plenárias. Agora, eles têm o desafio de multiplicar esses conhecimentos nas suas comunidades. Nosso objetivo é implantar uma rede local de jovens da RBAC”, disseram Miquéias Souza e Ádila Mattos, gestores das RDS Rio Negro e Puranga Conquista, respectivamente, que também participaram do evento.

Os jovens foram escolhidos como representantes da RBAC por conta do ativismo comunitário. Viceli Costa é presidente da Associação de Comunidades Sustentáveis (ACS) da RDS Rio Negro, e  Ricardo Valentim é monitor da biodiversidade e Agente Ambiental Voluntário (AVV), na RDS Puranga Conquista.

Reserva da Biosfera da Amazônia Central – A RBAC foi reconhecida pelo Programa MaB (sigla para “The Man And the Biosphere”, em português, “O homem e a Biosfera”), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2001.

A reserva localiza-se na região central do Estado do Amazonas, compreendendo as bacias dos rios Uatumã, Negro, Solimões, Japurá, Içá e Juruá. Uma área total de 19 milhões de hectares, que cobre 31 municípios, sendo 30 do Amazonas, e um de Roraima.

As atividades referentes a RBAC foram retomadas na atual gestão do Governo do Amazonas, com a elaboração do Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central (2021-2024), em parceria com a Unesco, lançado no dia 21 de setembro deste ano.

O Plano de Ação da RBAC contribui para o desenvolvimento econômico de forma sustentável, por meio da pesquisa científica, da conservação da biodiversidade, da promoção social e da integração dos diversos agentes atuando em seu espaço.

A RBAC representa uma parcela significativa do bioma amazônico, com a segunda maior diversidade de peixes do Amazonas e os dois maiores arquipélagos fluviais do planeta, Mariuá e Anavilhanas. A região se destaca também pela forte expressão cultural das populações tradicionais, abrigando comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

FOTOS: Divulgação/Sema