Sema discute Agenda Positiva em reunião com secretários de Meio Ambiente

A construção de uma Agenda Positiva com bases no desenvolvimento sustentável do Amazonas será o foco principal da 15ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Fopes), que será realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) nesta quarta-feira (16) até sexta-feira (18), no auditório Auton Furtado da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), na avenida Joaquim Nabuco, Centro, zona sul.

De acordo com o secretário da Sema e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, o encontro será a grande oportunidade dos secretários da pasta do Meio Ambiente de todos os 62 municípios amazonenses de nivelar e discutir temas como regularização ambiental, resíduos sólidos, ordenamento pesqueiro, estudos e pesquisas ambientais no Estado.

Dutra destacou a importância da construção da Agenda Positiva para o Amazonas, que é o maior provedor de serviços ambientais do mundo. “E é justamente isso que queremos com os secretários. Nivelar os nossos conhecimentos da situação das mais de 6,8 mil comunidades rurais existentes no Estado. Tenho a certeza que, no fim do encontro, teremos uma agenda de trabalho bastante positiva”, disse o secretário da Sema que abrirá o evento.

Convidados – O evento também contará com a participação do presidente do Fopes e coordenador de Meio Ambiente do município de Parintins, Azildo Aquino, do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), José Leland Juvêncio Barroso, e das representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Josilane Inuma Ferreira, e da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Simone Rosado.

O encontro terá início às 9h com rodada de conversa sobre o “Gerenciamento dos resíduos sólidos no Amazonas” tendo como palestrantes do assessor técnico do Ipaam, Antonio Ademir Stroski, e a engenheira Ambiental da AAM, Delna Macedo Brasil. A discussão terá duração de 45 minutos e vai abordar questões como, por exemplo, processo de instalação de aterros sanitários nos 62 municípios.

Em seguida, por volta das 10h, o analista Ambiental do Ipaam, Eduardo White e o engenheiro Florestal do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Leonilson Magalhães, comandam a segunda rodada de conversa, que tem como tema central a “Regularização ambiental”. Ao final das palestras, será aberta uma discussão em plenária com tempo de 15 minutos.

À tarde, serão abordados temas como “Licenciamento ambiental”, “Paisagismo e arborização urbana” e “Estratégia de áreas protegidas no contexto urbano”, tendo como palestrantes técnicos do Ipaam, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau).

ARTE: José Narbaes/Ipaam