Sema discute estratégias para ampliar produção rural aliada à conservação ambiental

Written by Imprensa SDS

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou um diálogo com o setor primário para discutir estratégias aliadas à conservação ambiental para ampliar a produção rural. O objetivo é gerar renda, principalmente no interior do Amazonas, promovendo o desenvolvimento sustentável. Na sexta-feira (18), o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, recebeu o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, para discutir o tema.

De acordo com Taveira, é importante encontrar o ponto de equilíbrio entre produzir e conservar, investindo em tecnologias para agropecuária mais eficiente e de menor impacto ambiental. “É uma determinação do governador Wilson Lima que possamos avançar à justificativa de termos 97% da cobertura vegetal do estado, e reverter a lógica de que é uma riqueza conservada com a população pobre. O setor primário, em especial a agricultura familiar, mas também a agricultura de grande porte, tem um papel extremamente importante na geração de renda nos municípios do interior do estado, desconcentrando essa questão de riqueza em Manaus”, explicou.

O presidente da Faea reforçou que é de interesse dos produtores agropecuários buscar estratégias que não comprometam o meio ambiente. “É uma satisfação verificar que já nesse primeiro encontro tivemos oportunidade de verificar algumas frentes de cooperação muito promissoras, de diálogo franco entre setor produtivo agropecuário e a pasta de meio ambiente estadual. Isso é muito importante porque nós produtores rurais estamos convencidos de que é falsa a contradição entre produção de alimentos e desenvolvimento sustentável. É possível o equilíbrio entre a produção rural e a conservação ambiental”, destacou Lourenço.

A Sema ampliará o debate envolvendo outras pastas relacionadas por meio de um acordo de cooperação técnica com a Faea e Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror). “Foi muito importante ouvir o Muni e vimos que há muitas convergências entre os setores. São nesses pontos que estamos construindo este diálogo com o setor primário. Iremos focar para o desenvolvimento sustentável no Amazonas, envolvendo o crescimento econômico, a justiça social e a conservação ambiental”, salientou o secretário de meio ambiente.

Foto: Ricardo Oliveira/Sema

Related Posts

Governo do Amazonas realiza atividades gratuitas em comemoração à Semana da Água

  O Governo do Amazonas inicia, nesta terça-feira (19/3), a agenda da Semana da Água, com o tema...

Governo leva formação de Arrais Amador para 120 comunitários na RDS do Rio Negro

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, neste fim de semana, o primeiro curso de formação de Arra...