Sema faz soltura de quelônios e realiza oficina de educação ambiental na RDS Puranga Conquista

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou uma oficina de educação ambiental, no sábado (9), na Escola Indígena Municipal Puranga Pisasú, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, na zona rural de Manaus. A ação foi realizada durante a soltura de quelônios na reserva e envolveu crianças das comunidades da margem esquerda do rio Negro.

De acordo com a assessora de educação ambiental da Sema, Dayse Campista, crianças de 15 comunidades que fazem parte da Unidade de Conservação e de comunidades do entorno da reserva participaram da iniciativa. Eles aprenderam mais sobre a espécie que foi solta na praia.

“As crianças puderam pintar, cortar e desenhar, e ao longo do processo foram aprendendo mais sobre a espécie Irapuca (Podocnemis erythrocephala), menor espécie de quelônios, com 34cm, pesando 2,8kg e que apresentam uma mancha vermelha, presente nos rios da reserva”, disse Dayse.

Soltura de quelônios

No sábado (9), os comunitários fizeram a soltura de 250 quelônios na praia. A ação foi acompanhada pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e contou com apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas (Probuc).

No período de desova dos quelônios, entre os meses de agosto e setembro, os comunitários recolhem os ovos e guardam em uma espécie de incubadora de isopor com areia para os ovos manter protegidos até o período da eclosão. Quando os animais atingem um tamanho ideal, eles são soltos.