Sema lança Plano Estadual de Recursos Hídricos em seminário on-line no dia 26 de novembro

Written by Sema Amazonas

Instrumento reúne diretrizes para implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos; apresentação será às 14h, pelo Youtube

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promoverá, no dia 26 de novembro, um seminário on-line para apresentar o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), que reúne as diretrizes para orientar as ações do poder público em prol da conservação e da recuperação da qualidade das águas no Amazonas. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube da Sema, às 14h (horário de Manaus).

O Plano Estadual a ser apresentado durante o seminário tem como objetivo principal orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas, aprovada em 2001. O instrumento permitirá, entre outras coisas, adequar as políticas públicas relacionadas à gestão dos rios, igarapés e águas subterrâneas do Amazonas, segundo conta o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Taveira.

“O Amazonas contou, durante quase 20 anos, com uma Política de Recursos Hídricos sem ter, de fato, um plano norteador para a sua execução. Em 2020, o Governo do Estado priorizou o destravamento dessa questão e regulamentou seu Plano, de forma que hoje temos um diagnóstico completo da situação hídrica estadual e a definição de metas claras para atender às necessidades atuais e futuras com relação à água”, afirmou.

Acesse o Resumo Executivo do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas

O PERH foi construído com base em oficinas participativas, realizadas pela Sema em oito municípios do estado, a fim de levantar informações sobre a qualidade da água distribuída para a população e, assim, definir as diretrizes do Plano com base nas necessidades da população local. Além das oficinas, a empresa contratada para elaboração dos estudos visitou 32 municípios do Amazonas para realizar o diagnóstico dos recursos hídricos em cada região.

“O PERH será apresentado para a sociedade como resultado final de um trabalho construído de forma participativa e integrada, fruto da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a Sema, junto a diversas instituições federais, estaduais e municipais envolvidas no processo. Esse seminário configura-se como um importante marco da retomada da gestão de um dos recursos mais importantes da região, de toda a Amazônia e, também, do país”, concluiu Taveira.

Os estudos desenvolvidos para a elaboração do diagnóstico dos recursos hídricos e a análise dos instrumentos de gestão atuais levaram ao estabelecimento de seis metas principais para alavancar o gerenciamento das águas no estado. Esses objetivos vão nortear o seminário, durante apresentação do especialista Rogério Dewes, da Magna Engenharia Ltda, responsável pela execução do levantamento.

Participam ainda do seminário o secretário titular da Sema, Eduardo Taveira; o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente; e o analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Leonardo Julian Rodrigues Klosovski.

O evento é aberto ao público, e a transmissão ocorrerá pelo Youtube da Sema Amazonas, no link https://bit.ly/SemaAmazonas. Interessados em adquirir certificado de participação no seminário on-line devem, obrigatoriamente, preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/DkysJSLXXSwe7Moa8, além de confirmar presença no chat de transmissão no dia do evento.

FOTO: Ricardo Oliveira