Sema participa da escolha da nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açú

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou, nesta segunda-feira (14/05), da 4ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açú (CBH-TA), realizada na sala de reunião Auton Furtado Junior da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), na avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus.

O encontrou contou com a participação de 20, dos 36 membros do colegiado que iniciaram os trabalhos aprovando a Ata da 3ª Reunião Ordinária. Em seguida, o presidente da Câmara Técnica de Bacias Hidrográficas, Sérgio Bringel, apresentou as chapas inscritas para a eleição da nova diretoria do CBH-TA e detectou que a “Chapa Dois” não se encontrava adequada para candidatura e foi impugnada.

Bringel conduziu a votação e, por aclamação, a “Chapa Um”, encabeçada pela bióloga Solange Damasceno, foi eleita para conduzir o CBH-TA pelo biênio 2018/20. Ela disse que pretende executar ações importantes, como o Plano de Bacia, a Agência de Bacia, dentre outros. “Estamos nos colocando à disposição para tocar os próximos dois anos de muito trabalho e vamos avançar”, disse.

Como primeira ação, a nova diretoria reativou as Câmaras Técnicas (CTs) de Projetos e de Educação Ambiental, compostas por representantes das instituições presentes no encontro:

CT de Projetos ─ Faculdade Salesiana Dom Bosco (Fsdb); Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Caama); Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); Conselho Regional de Química (CRQ/AM-14); Consultoria e Assessoria Ambiental (Biocaa); e Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

CT de Educação Ambiental ─ Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Fundação Vitória Amazônica (FVA); Conselho Regional de Biologia(CRBio-06);  Universidade Estadual do Amazonas (UEA); Fsdb; CRQ/AM-14; e Seduc.

A reunião também contou com a participação de representantes da Assessoria de Recursos Hídricos do Fieam, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rede Um Grito Pela Vida (RUGPV), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas  (Amazonastur), Recofarma Indústria Da Amazônia Ltda., e Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

FOTOS: JOSÉ NARBAES/IPAAM