Sema realiza a soltura de 240 mil quelônios, em Carauari

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por intermédio da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari realizou na última terça-feira (04/12), nas comunidades rurais Xibaua, Vila Ramalho e Nova Esperança, no município Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus) a soltura de quelônios com a devolução à natureza de 240 mil filhotes das espécies tracajá e tartaruga. A atividade encerrou quinta-feira (06/12).

De acordo com o gerente da RDS, Gilberto Olavo, a atividade foi realizada em três polos e tem como objetivo o aumento das populações naturais e metodologias que evitem a predação e fatores que coloquem em risco as espécies naturais de quelônios. “O trabalho do manejo é realizado pelos próprios comunitários e agora estão sendo devolvidos para a natureza por obterem o tamanho ideal”, disse.

Olavo informou que durante a soltura de quelônios foi realizada gincanas ecológicas da Resex do Médio Juruá, no município de Carauari, com ações culturais e esportivas, contando com palestras de temas ambientais, torneios e, por fim, a soltura dos quelônios. “O monitoramento de quelônios promove indiretamente a proteção dos ambientes e da fauna local”, informou o gestor.

O processo de soltura permitiu a integração das comunidades ribeirinhas ao processo de conservação da área e das populações naturais, com objetivo de buscar atrair a atenção para as consequências do processo predatório, por meio de ações de capacitação dos líderes comunitários. Com isso, abre-se um caminho para que os comunitários se envolvam na participação na gestão e manejo do recurso da fauna de forma consciente.

O evento contou com o apoio da Resex do Médio Juruá, coordenado pela Sema e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio financeiro do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), Amaru (projeto repartição de benefícios) e Operação Amazônia Nativa (Opan), Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc), Associação de Moradores Agroextrativista da Reserva Uacari (Amaru), Natura, Coca-Cola, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Prefeitura Municipal de Carauari, Cooperativa de Desenvolvimento Agro-Extrativista e de Energia do Médio Juruá (Codaemj), Associação De Moradores Extrativistas da Comunidade de São Raimundo (Amecsara), Conselho Nacional de Seringueiros (CNS), Memoria Chico Mendes, SITAWI finanças do bem.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEMA.