Sema realiza blitz ambiental com doação de mudas no Dia da Árvore

Written by Sema Amazonas

Ação integra a campanha Floresta Faz a Diferença, para sensibilizar a população sobre o combate ao desmatamento e às queimadas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, na tarde desta terça-feira (21/09) – data em que é celebrado o Dia da Árvore – uma blitz ambiental da campanha Floresta Faz a Diferença, na rotatória do Eldorado, na avenida Mário Ypiranga, zona centro-sul da cidade.

Na ação, os colaboradores da Sema distribuíram mais de 200 mudas frutíferas, ornamentais, de arborização e nativas, para a população que passava pelas vias. O objetivo é oportunizar a reflexão sobre a importância de preservar as florestas, por meio do combate ao desmatamento e às queimadas.

“A atividade educativa vem apresentar as principais funções das árvores, que contribuem para a biodiversidade, a manutenção do regime de chuvas, redução da poluição do ar, extração de frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outros tantos benefícios”, disse a secretária executiva-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Fabrícia Arruda.

Expressões artísticas e musicais integraram a sensibilização. Os brigadistas florestais do Parque Estadual Sumaúma, formados na última sexta-feira (17/09), também participaram da atividade.

A secretária reforçou a importância do combate às queimadas urbanas. “A Sema realiza orientações para evitar as queimadas e proteger o meio ambiente, considerando que as queimadas podem causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo, comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias, inclusive contribuindo no agravamento do Covid-19”, afirmou.

Campanha – Lançada em maio deste ano, Floresta Faz a Diferença é a campanha 2021 da Sema, de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no Amazonas.

Além das práticas educativas voltadas à sensibilização da sociedade amazonense, a campanha envolve ainda a formação de brigadistas nos municípios do sul do Amazonas, que mais sofrem com o fogo e o desmatamento ilegais.

 

 

FOTOS: Jamile Alves e Maycon Castro/Sema