Sema realiza capacitação de avaliação para administração interna com foco na ISO 14000

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por intermédio do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial (Degat) realizou nesta terça-feira (11/09), no Espaço Tapirí Ambiental do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), na avenida Mário Ypiranga, nº 3.280, bairro Parque Dez, zona Centro–Sul de Manaus, a capacitação para avaliação administrativa e organizacional com a participação de 30 servidores do órgão.

De acordo com o Chefe do Degat, Giuliano Piotto, o treinamento faz parte do programa de reestruturação do órgão e do Modelo de Gestão Pública de Excelência implantado pela Sema, que está sendo aplicado pela Empresa Arns & Yoshida, Planejamento e Projetos (Prismati). “O objetivo da capacitação dos servidores é construir uma política de gestão de qualidade juntos aos nossos servidores. Ao final do curso, a Prismati deve entregar um diagnóstico para entender e analisar as condições existentes da secretaria e as possíveis propostas de uma nova forma de atuação”, afirmou.

Desde outubro do ano passado, a Prismati realiza consultoria para o órgão, onde foram feitos diagnóstico da gestão e o planejamento estratégico da secretaria. Este ano a empresa retomou ou treinamentos com um curso dividido por quatro módulos, com 16hs cada um.

Segundo o diretor da empresa, Paulo Cesar Arns, o foco é a capacitação de gestão da Sema com referência a ISO 14000 e seus indicadores que são referências na implantação no processo de gestão de qualidade. “Durante esse tempo já foi feito o diagnóstico, fizemos o planejamento estratégico, com algumas sugestões de organograma, como uma ideia de organizar a equipe”, disse.

 Capacitação ─ No primeiro módulo, realizado em agosto passado, teve como tema “Gestão de Pessoas”, o segundo que aconteceu encerrou nesta terça-feira (11/09), como tema “Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ Modelo de Gestão Preconizado pelo Sistema de gestão de qualidade – SGQ ISSO 9001/2015”, e o terceiro inicia nesta quarta-feira (12/09), vai orientar “As necessidades para dar vida ao sistema de gestão da qualidade – SGQ no contexto da Sema”.

FOTOS: MARCO LEAL/IPAAM