Sema realiza revisão do acordo de pesca e implementação dos Agentes Ambientais Voluntários, em Iranduba

Written by Imprensa SDS

A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), realizou nesta sexta-feira (13/04), na comunidade rural Nossa Senhora de Fátima, na ilha da Paciência, localizada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus) a revisão do Acordo de Pesca, no rio Solimões e a implementação do programa Agente Ambiental Voluntário (AAV) naquela região. 

De acordo com o engenheiro de Pesca da Sema, João Bosco, o objetivo principal da atividade é iniciar o processo de revisão do entendimento de pesca nos 32 lagos que fazem parte do tratado firmado entre a Sema e os moradores, além da sensibilização para a formação de novos AAVs para atuarem na áreas dos lagos. “Outro objetivo também é ajustar as regras de acesso e uso pesqueiro e propor mudanças de categoria de lagos e assim ampliar a área do acordo”, disse. 

O técnico da Sema, Abraham Benayon, informou que foi feita uma sensibilização dos AAVs que são preparados para orientar as pessoas sobre a proteção do meio ambiente e preservação dos recursos sustentáveis. “Eles estão inseridos no acordo de pesca, onde farão o monitoramento e vigilância dos lagos”, disse.

A atividade envolveu uma equipe técnica da Sema e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Agricultura (Sepa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), representante do município de Iranduba, manejadores, comunitários da área do acordo e Associação Bebé Amaro.

 

FOTOS: DIVULGAÇÃO/IPAAM