A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta quinta-feira (08/02), no auditório do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus, a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) destinado a elaborar a criação de duas novas Unidades de Conservação (UCs) para a preservação do sauim-de-coleira.

De acordo com o coordenador do GT, Maurício Noronha, o encontro serviu para apresentação do plano de trabalho e do local em estudo, uma área de 15 mil metros, localizado entre os municípios de Rio Preto da Eva (a 74 quilômetros de Manaus) e Itacoatiara (a 265 quilômetros da capital). “Estabelecemos quatro áreas para estudo e nelas contém três assentamentos. A partir de agora, vamos realizar uma análise fundiária dessas áreas”, disse.

 

Para Noronha, a questão fundiária é um dos principais pontos a ser debatido, pois, segundo ele, fica mais fácil encontrar alternativas para a abertura das novas UCs naquela região. Ele informou que ouve um grande avanço da primeira reunião, na qual ficou estabelecido um mapeamento fundiário e o levantamento da viabilidade populacional dessa área para a segunda.

O secretário da Sema e presidente do Ipaam, Marcelo Dutra, participou da abertura da reunião, que contou com a presença de representantes do Comando Militar da Amazônia (CMA), Incra, Suframa, Associação Amazonense de Municípios (AAM), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), presidente da Câmara de Itacoatiara, representantes do Terra Legal e Secretaria de Meio Ambiente de Itacoatiara.

A terceira reunião está prevista para o dia 1º de março, onde serão levadas em conta as questões socioeconômicas das determinadas regiões.

FOTOS: JOSÉ NABAES/SEMA