SEMA realiza visita técnica a APA Caverna do Maroaga em Presidente Figueiredo-AM

Written by Imprensa SDS

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), realizou uma visita técnica a Área de Proteção Ambiental Caverna do Maroaga, entre os dias 22 a 25 de janeiro, no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

O objetivo foi a realização do Planejamento anual da APA Caverna do Maroaga e retomada da agenda com os principais parceiros como o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Núcleo de Apoio aos Waimiri Atroari (NAWA) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), além de visita as comunidades que fazem parte do conselho da APA.

“A visita a APA Caverna do Maroaga foi importantíssima para o desenvolvimento, fortalecimento e consolidação da gestão ambiental, pois retomamos a parceria com as instituições que desempenha um papel importante na gestão ambiental da APA, além do contato direto com os principais atores que fazem a gestão da APA acontecer”, disse a supervisora técnica da SEMA, Khimbelly Sena.

Durante o Planejamento foram visitadas cinco comunidades que compõem a APA dentre elas a Comunidade Santo Antônio do Abonari, Comunidade Ramal do Paulista, Comunidade Nova Jerusalém, Comunidade Nova União, ramal rumo certo e Comunidade Nova União, ramal rumo novo. Com o objetivo de fortalecer a agenda entre as comunidades.

Além disso foi realizado o Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Comunidade Jardim Florestal, localizado no km 115 da BR 174 no ramal dos pássaros, beneficiando diversos moradores rurais com o levantamento dos dados das propriedades para a realização do CAR, com apoio do Gestor da APA Jaime Gomes e equipe técnica da SEMA José Maria e Khimbelly Sena.

APA Caverna do Maroaga

A APA Caverna do Maroaga está localizada nos municípios de Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva no Estado do Amazonas, inicia-se no km 98 até o km 200 da BR 174, que liga o Amazonas até Roraima. Atualmente existem cerca de 42 comunidades que habitam a APA, a unidade possui uma grande biodiversidade com diversas formações geológicas, fauna e flora.

Monitoramento da Caverna do Maroaga

Foi realizado pela equipe técnica o monitoramento da Caverna do Maroaga, com o objetivo de verificar os indicadores de preservação da área.  A Caverna do Maroaga é o habitat do galo-da-serra (rupicola rupicola), espécie muito visada pelo tráfico de animais silvestres. Além do alto potencial para o ecoturismo.

Foto: Jaime Gomes