Sema recebe veículos para auxiliar no fortalecimento da gestão ambiental no Amazonas

Written by Sema Amazonas

Doação do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) dará suporte à implementação de plano contra desmatamento e queimadas

 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), recebeu, nesta terça-feira (07/07), a doação de dez veículos pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). A frota irá apoiar a gestão das Unidades de Conservação (UC) estaduais e dará suporte na implementação do Plano de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AM), nas áreas protegidas de abrangência da iniciativa.

Para o titular da Sema, Eduardo Taveira, a aquisição dos veículos para o Amazonas será um importante reforço para as ações em campo de gestão ambiental no estado, como as de educação ambiental, combate às queimadas e outras atividades que promovem a conservação ambiental.

“Nós temos quase 19 milhões de hectares de áreas protegidas gerenciadas pela Sema, distribuídas em 42 Unidades de Conservação. Certamente precisamos de equipamentos para fazer a gestão responsável e eficiente das nossas metas e políticas em todo a região. Com os veículos, conseguiremos ampliar nossa capacidade de atendimento”, pontuou Taveira.

Ao todo, a Sema recebeu um carro, quatro motocicletas e cinco quadriciclos. Os automóveis serão destinados ao Parque Estadual (PE) do Matupiri; às nove áreas protegidas que compõem o Mosaico do Apuí e às Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Igapó-Açu e do Uatumã.

Sobre o programa – O programa Arpa é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como gestor e executor financeiro. O programa é financiado com recursos de doadores internacionais e nacionais para apoiar a gestão de áreas protegidas e incentivar o uso sustentável dos recurso naturais na região.

As unidades de conservação apoiadas pelo programa são beneficiadas com recursos financeiros, imóveis, materiais, obras, veículos e contratação de serviços necessários para apoiar as atividades de planos de manejo, formação de conselhos, levantamentos fundiários e fiscalização. No Amazonas, o Arpa apoia diretamente 24 Unidades de Conservação gerenciadas pela Sema.