Sema reúne com secretários municipais de meio ambiente da Região Metropolitana para fortalecer combate às queimadas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promoveu encontro com os secretários municipais de Meio Ambiente dos municípios de Novo Airão, Manacapuru e Iranduba, nesta sexta-feira (16/08), para fortalecimento das ações de conscientização e prevenção às queimadas na Região Metropolitana de Manaus (RMM). A reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Iranduba (a 27 km de Manaus).

Participaram da reunião técnicos da Sema, o secretário municipal de Meio Ambiente de Iranduba, Alexandre Antony, o secretário do Meio Ambiente de Novo Airão, Francisco Santana, e o secretário municipal de Meio Ambiente de Manacapuru, Marcelo Andrade. Os municípios apresentaram atividades que foram exitosas para conscientizar a população no combate às queimadas.

Para o secretário de Iranduba, Alexandre Antony, a reunião foi importante para troca de informações e ideias com o intuito de buscar soluções para o problema de queimadas e acúmulo de fumaça em Manaus e municípios próximos. “Sempre tivemos um retorno positivo nas nossas demandas em parceria com a Sema. Queremos mudar esse cenário das queimadas e esse contato é importante para alcançarmos esse objetivo”, disse.

O secretário de Novo Airão destacou que o município está atuando com ações de prevenção desde antes do período de estiagem. “Nós já visitamos oito comunidades de Novo Airão e estamos fazendo uma divulgação nas redes sociais para a população não realizar queimadas na área rural do município, além de palestras nas escolas municipais e de divulgação em carros de som contra a queimada ilegal”, afirmou Francisco Santana.

Com aumento no número de focos de calor neste mês de agosto, o município de Manacapuru destacou que intensificou as atividades de educação ambiental na cidade, como a divulgação por meio de carros de som do cronograma municipal de limpeza pública, para evitar que a população provoque a queima do lixo nos quintais. O secretário Marcelo Fernandes ressaltou também as ações educativas que estão acontecendo nas escolas do município, como a atividade de incentivo aos alunos para a separação dos resíduos sólidos em troca de premiações simbólicas.

FOTO: Lucyleny Rocha/Sema