‘Virada Animal 2020’ terá seminários e capacitação on-line a partir desta quinta-feira (1º/10)

Programação ocorre nos dias 1º, 2 e 9 de outubro, pelas redes sociais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)

Os avanços da proteção animal no Amazonas e a conjuntura da fauna silvestre no estado serão discutidos nesta quinta (1º/10) e na sexta-feira (02/10), durante o 2° Seminário de Proteção Animal do Amazonas. O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama), integra a programação on-line da “Virada Animal 2020”.

O seminário será transmitido pelo canal da Sema no Facebook, a partir das 18h. O evento marca o início das atividades ao público da Assessoria de Bem-Estar Animal da Sema, responsável pela formulação de políticas públicas animais a nível de Estado, segundo pontua o secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.

“Esse é um momento especial dos trabalhos realizados no âmbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) que, pela primeira vez, passa a contar com um departamento para tratar especificamente da causa animal. É um trabalho realizado no intuito de implementar o Programa Estadual do Bem-Estar Animal, e levar essa pauta para a ‘Virada Animal 2020’ é uma forma de inserir a sociedade nesse processo de construção”, disse.

A Semana da Virada Animal foi instituída a partir da Lei nº 4.878, de 2019, com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a proteção e direitos dos animais, estimular a adoção e a guarda responsável de pets, além de valorizar e incentivar manifestações educativas ambientais relacionadas à fauna.

Segundo a assessora de bem-estar animal da Sema, Vanessa Menezes, o seminário será marcado pelo histórico da evolução das políticas públicas voltadas para os animais nos últimos seis anos, além de uma reflexão acerca da criação de animais silvestres. Ela destaca ainda que o seminário deste ano será virtual, em virtude da pandemia.

“O objetivo da programação on-line é levar a mensagem de conscientização sobre os animais domésticos e silvestres para o máximo de pessoas possível. Estamos vivendo um cenário de pandemia, em que muitos animais foram abandonados e precisam de assistência. Por isso é tão importante reafirmarmos o compromisso do Estado com as políticas de proteção e cuidados com os animais”, enfatizou Menezes.

“É importante conscientizar a sociedade sobre os temas relacionados à causa animal. É uma questão de saúde pública, tendo em vista que essas ações que serão executadas irão contribuir para o bem-estar animal e também para sociedade civil”, ressaltou a presidente da Caama, a deputada estadual Joana Darc.

Programação do Seminário – Na quinta-feira (1º/10), a abertura do seminário ocorre no Facebook da Sema, a partir das 18h, com a live “Evolução da Proteção Animal no Estado do Amazonas de 2014 a 2020”. Participam do diálogo: o titular da Sema, Eduardo Taveira; a deputada estadual e presidente da Caama, Joana Darc; o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente; e o delegado da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Herbert Lopes.

Já na sexta-feira (02/10), também às 18h, no Facebook da Sema, o tema em foco será “Contexto dos Animais Silvestres no Estado do Amazonas”. Participam da transmissão ao vivo o gerente de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia; o veterinário de animais silvestres da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), Laérzio Chiesorin; e o representante da WCS no Brasil (do inglês Wildlife Conservation Society), Carlos Durigan.

Capacitação – O dia 9 de outubro contará com uma capacitação ministrada pela diretora de Educação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), Elizabeth MacGregor. O webinar “Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal” pretende abordar senciência e bem-estar animal, bem como análises das implicações éticas e ambientais do uso de animais domésticos e silvestres.

A capacitação será transmitida ao vivo pelo Youtube da Sema Amazonas, das 14h às 16h, com emissão de certificado de participação aos participantes. Interessados devem fazer as inscrições por meio de formulário, no link: https://bit.ly/3cBRnGI.