Wilson Lima leva crédito e entrega equipamentos de gestão ambiental em Novo Airão

Financiamentos foram oferecidos para microempreendedores, produtores rurais e feirantes do município

O governador Wilson Lima realizou, no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), uma ação para oferta de créditos voltados a produtores rurais e feirantes da localidade, além de operações para ex-alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Também foram repassados equipamentos para gestão ambiental que vão beneficiar Unidades de Conservação (UCs).

O município de Novo Airão e Manacapuru recebem um mutirão de vacinação para imunizar pessoas acima de 25 anos. A ação acontece na praça Hugo Carlos Frederico (praça dos Dinossauros) até as 17h.

Na cerimônia, o governador reforçou a importância das ações para atender a população do interior, levando serviços do Governo do Estado, por meio das secretarias de Produção Rural (Sepror) e do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

“Nós estamos fazendo a entrega de crédito através da nossa Afeam e através do Fundo de Promoção Social, do Crédito Solidário de R$ 2 mil, de R$ 5 mil, de R$ 8 mil. Isso faz a diferença na vida das pessoas. Nós também estamos qualificando as pessoas, oferecendo cursos de forma gratuita, cursos profissionalizantes, através do Cetam. Entreguei aqui o catálogo de cursos para o prefeito, e a gente começa a fazer essa implementação de imediato”, disse Wilson Lima.

Créditos – A Afeam, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), disponibilizaram R$ 200 mil em cheques do programa Crédito Solidário, beneficiando 100 proponentes de Novo Airão. O benefício disponibiliza o acesso ao crédito desburocratizado, com cunho social, voltado a pessoas sem vínculos empregatícios desempregadas ou subempregadas.

A dona de casa Ângela Cabral, 31, foi uma das beneficiadas com o Crédito Solidário, parceria da Afeam com o FPS. Ela afirma que o benefício é uma grande ajuda para comprar materiais de confeitaria, área que ela atua.

“Eu faço bolos para vender de tarde, bolos de aniversário e de festa. Vai ser muito bom, porque aí vou poder comprar outras coisas para oferecer melhor qualidade. Quero agradecer ao governo que teve esse olhar não só para os microempresários, mas para o município como um todo”.

O governo também oferece o Crédito Emergencial aos feirantes na parceria entre Afeam e ADS. Quatro feirantes receberão financiamento no valor total de R$ 20 mil e outros três empreendedores serão beneficiados com R$ 18,5 mil.

A feirante Gleice Magalhães, de 32 anos, afirma que o sentimento é de gratidão pelo crédito de R$ 5 mil. A trabalhadora explica que o valor será investido na própria plantação e equipamentos, ampliando os negócios.

“Eu estava à espera de uma oportunidade, e esse recurso chegou no momento exato em que minha família estava precisando muito e não tinha condições. É um benefício no qual vai ajudar muito a minha e outras famílias, porque vamos pagar mão de obra para nos ajudar”.

Uma nova linha de crédito entre Afeam e Cetam vai beneficiar alunos e ex-alunos do Cetam. A iniciativa é voltada para alunos dos cursos de qualificação profissional, Formação Técnica (Fortec) e Especialização Técnica que tenham vocação empreendedora, cursos que possibilitem abrir um negócio.

Gestão ambiental – O Governo do Estado entregou mais de R$ 400 mil em equipamentos para fortalecer a gestão ambiental no interior do Amazonas. Foram destinados para os municípios de Novo Airão, Manacapuru, Iranduba e Manaus 12 GPS portáteis, um drone, além de roçadeiras elétricas, placas de identificação, entre outros materiais.

O repasse dos itens irá possibilitar intensificar o monitoramento e vigilância de quatro Unidades de Conservação na Região Metropolitana de Manaus, que compõem o Mosaico do Baixo Rio Negro, entre elas a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, do Parque Estadual Rio Negro Setor Sul, Parque Estadual Rio Negro Setor Norte e, também, da RDS Rio Negro.

“O Estado tem um desafio enorme na gestão de Unidades de Conservação Estaduais, em especial, das UC localizadas na área do Rio Negro, que sofrem muita pressão de especulação imobiliária e invasões. Então, dotar a gestão dessas áreas, com equipamentos e estrutura, é fundamental, para garantir a conservação, assegurar os direitos das populações ribeirinhas e tradicionais residentes nesses locais e, acima de tudo, para apoiar o desenvolvimento sustentável nessas localidades”, disse o secretário da Sema, Eduardo Taveira.

FOTOS: Arthur Castro/Secom