O Estado do Amazonas possui 97,4% de sua cobertura florestal intacta e é um dos que menos desmata na região da Amazônia Brasileira. Um dos mecanismos usados para a manutenção desse percentual é a garantia de proteção dessas áreas por meio da conservação florestal. Nesse sentido, o Estado do Amazonas tem 51,8% de áreas protegidas, sendo 11,9% Unidades de Conservação Federais, 12,1% Unidades de Conservação Estaduais e 27,7% de Terras Indígenas. Todo esse trabalho tem levado o Amazonas a ser uma referência em Desenvolvimento Sustentável.
Esse trabalho é resultado de uma série de ações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) com sua política, gestão e projetos na área ambiental.
Além de prever, por meio de políticas públicas, a manutenção da floresta e de todos os recursos que ela oferece, a Sema também direciona suas políticas para a qualidade de vida das pessoas atuando em articulação com as autarquias vinculadas: Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado da Produção Rural e do Desenvolvimento Sustentável (Sepror) e Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMAAM).
Outras parcerias:
Para fortalecer ainda mais a estrutura e sua força de atuação a Sema também atua em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por onde desenvolve projetos como o Água Para Todos e Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA); Ministério da Integração Nacional (MIN), Fundação Moore, Fundo Amazônia, Idesam, Instituto Piagaçu, KFW, GIZ, Fundação Vitória Amazônica, Mamirauá, MNCR, Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e WWF.
Empreendedores de 10 Unidades de Conservação Estaduais têm produtos à venda no stand d...
Governador recebeu sinalização de parceria envolvendo a UEA e duas novas reuniões já f...
No segundo dia na COP 28, governador lançou o ‘Amazonas 2030’ e encontrou com represe...