Cotiara resgatada é devolvida ao Parque Estadual Sumaúma

Animal saiu do perímetro do Parque e foi encontrado por moradores rastejando, com a pata machucada

Após cinco semanas em recuperação, uma cotiara (myoprocta pratti), resgatada por moradores do bairro Cidade Nova, foi devolvida ao Parque Estadual Sumaúma, nesta terça-feira (23/11). A suspeita é que o animal tenha saído do perímetro da reserva, localizado na zona norte de Manaus, e tenha sido atropelado durante a noite. 

“Ela foi encontrada por comunitários, rastejando. Elas a levaram a uma clínica parceira do Parque e Instituto Sumaúma. Eles fizeram o resgate e cuidaram dela para que fosse devolvida ao habitat natural”, disse o biólogo Rosivan Moura, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável por administrar o Parque. 

A cotiara foi encontrada com a pata traseira quebrada. A clínica veterinária e voluntários da organização SOS Silvestres ajudaram no trabalho de triagem e reabilitação do animal. Na clínica, ele foi tratado e alimentado até o dia da soltura.

De acordo com os veterinários, estes roedores possuem função essencial para Amazônia, atuando como predadores e/ou dispersores de sementes, além de serem responsáveis por garantir a manutenção e regeneração das comunidades biológicas.

Foto: Divulgação/Sema