[facebook_sdk]

Estudantes da rede estadual participam de programação voltada ao Dia da Floresta e Dia da Água

Evento propõe a reflexão acerca de atitudes relacionadas ao uso e consumo de água e da preservação da natureza

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançaram, hoje (21/03), uma programação especial em alusão ao Dia Internacional das Florestas e ao Dia Mundial da Água. A atividade tem como tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, e propõe a reflexão acerca de atitudes relacionadas ao uso e consumo de água em casa, na escola e na comunidade, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de cuidados com os recursos hídricos.

O evento acontece no Parque Estadual Sumaúma, única Unidade de Conservação Estadual localizada em meio urbano, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Nesta manhã, o encontro contou com a presença de estudantes da Escola Estadual Júlio César de Moraes Passos, que no primeiro dia de atividades participaram de Trilhas Educativas com o personagem do “Curupira: Trilha do Buritizal”.

A estudante Adria Maria Caldas, 11, contou que gostou muito de ter tido contato com a natureza. “Eu gostei muito da árvore do açaí, porque eu gosto bastante de açaí, então foi muito interessante ver a fruta e pretendo voltar mais vezes com a minha família”.

Além de participar das trilhas educativas, os estudantes assistiram um vídeo educativo sobre os cuidados com a natureza e participaram de um plantio simbólico de mudas no parque, além da distribuição de mudas frutíferas e ornamentais. A apresentação dos Bombeiros Mirins também fez parte da programação.

O aluno Angel Isaac Duran, 12, disse que achou muito interessante o que presenciou durante a atividade. “Espero vir mais vezes para o parque e poder contemplar ainda mais a natureza, porque vi de perto a importância de preservar a natureza”, concluiu Isaac.

Pela tarde, os alunos do 6º ano da Escola Estadual Hilda Tribuzy também visitaram o Parque.

Programação

Até o dia 24 de março (sexta-feira), acontecerá a programação alusiva às temáticas do Dia Mundial da Água e Dia Internacional das Florestas voltadas para a comunidade escolar. A coordenadora de Educação Ambiental, da Secretaria de Educação,  Thelma Prado, enfatizou a importância de acelerar as mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.

“A programação está bem sortida. Teremos visitas à Estação do Saber e, ainda, aos setores de monitoramento da Sema e Ipaam, onde eles (estudantes) verão de perto como funcionam os trâmites dentro desses órgãos”, pontuou Thelma.

No dia 22, a programação continua na sede da Sema, com a visita de alunos da Escola Estadual Alice Salerno e Escola Estadual de Tempo Integral Sérgio Pessoa. Na ocasião, os estudantes vão visitar a Sala de Situação, onde é feito o monitoramento hidrometeorológico da Secretaria, além de outras atividades.

“Todas essas atividades foram pensadas pela Secretaria do Meio Ambiente, com o intuito de trabalharmos a educação ambiental dessas crianças e adolescentes. É importante que eles conheçam essas questões e saibam que fazer a mudança depende de nós, poder público, mas também de cada um deles”, destacou a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri.

No dia 23, estudantes do 6º ano das Escolas Estaduais José Bentes e Lucinda Félix também vão à sede da Secretaria do Meio Ambiente, para uma oficina sobre equilíbrio hídrico. A programação também vai incluir professores da rede estadual de ensino, com a mesa de debate “Implementação da Política de Educação Ambiental na Gestão de Recursos Hídricos”.

Já no dia 24, último dia de programação, os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Sebastiana Braga vão fazer uma visita na Estação do Saber, da Águas de Manaus.

Parceiros

Durante toda a semana, a programação é realizada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Amazonas (CIEA-AM),  que conta ainda com a parceria do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

A representante da Sema, Maria Edilene, falou sobre a parceria entre as instituições. “Para a gente, é muito importante realizar essa parceria com a Secretaria de Educação. Trazer os estudantes para o parque é um momento muito especial. Aqui, os nossos convidados poderão conhecer um pouco mais sobre a preservação da floresta Amazônica”, concluiu.