Gabinete Itinerante Ambiental alinha ações para potencializar ecoturismo em Novo Airão

Ação do Governo do Amazonas discutiu estratégias para ordenamento da atividade turística aliada à agenda ambiental

O Projeto Gabinete Itinerante Ambiental (Giam) chegou ao município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus) nesta quinta-feira (29/04). A ação reuniu representantes do Governo do Estado e do Município, a fim de potencializar a gestão ambiental do Amazonas. Entre as principais pautas discutidas esteve o desenvolvimento do ecoturismo na região.

O Giam é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para expandir o diálogo entre o Estado e a gestão municipal, a fim de alinhar as estratégias de conservação e sustentabilidade. A atividade resulta em um plano de ação integrado, com ênfase no desenvolvimento e na execução das políticas públicas ambientais.

Novo Airão é o segundo município do Amazonas a receber o Gabinete Itinerante. A programação teve início pela manhã, com uma reunião com o prefeito da cidade, Frederico Júnior. Além dele e do secretário da Sema, estiveram presentes o vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ruy Mendonça, e o gerente de pesca do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Gelson Batista.

“Essa ação é muito relevante, pois precisamos ter a garantia de um mercado turístico regulado e cumpridor da legislação ambiental, com a inserção das comunidades tradicionais na cadeia produtiva e com os recursos voltando para o Município, para que mais investimentos possam ser feitos no ecoturismo e, também, na conservação ambiental, para continuar fomentando essa cadeia produtiva”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, que conduziu a agenda.

Pela tarde, a comitiva do Giam participou de um segundo encontro, desta vez com secretários municipais de Meio Ambiente, Agricultura e de Turismo. Também estiveram presentes representantes locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Fundação Vitória Amazônica (FVA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A reunião resultou em encaminhamentos para estudar a implementação de novos acordos de pesca, a fim de estabelecer um novo polo de pesca esportiva no Amazonas, a partir das Unidades de Conservação do Estado, para incentivar a geração de renda turística para o Município. Entre as agendas discutidas também esteve a reativação do polo moveleiro da cidade, a partir das matérias-primas provenientes das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Aturiá Apuazinho e Puduari Solimões, por meio de planos de manejo de pequena escala.

“Também alinhamos uma ação para revitalizar o Parque Municipal da Cacimba, que é mais uma estratégia para reforçar o turismo e acessar, inclusive, recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente para que essa infraestrutura possa ser mais adequada para recepcionar o turista na nossa região. Está prevista ainda uma discussão com a Secretaria de Turismo e as comunidades, para definirmos regras para a reabertura das Unidades de Conservação para o ecoturismo e o turismo de base comunitária”, completou Taveira.

O prefeito da cidade, Frederico Júnior, destacou a importância do diálogo mais próximo entre Estado e Município. “Estamos muito felizes com a vinda do gabinete itinerante. O governador Wilson Lima vem fazendo vários investimentos no município, para realmente transformar Novo Airão em um polo turístico. Isso é muito relevante, pois nossa cidade tem um grande potencial e discutimos soluções para destravar problemas antigos”, disse.

Representando o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff, o vice-presidente da entidade, Ruy Mendonça, destacou ações do Governo do Amazonas para fomentar a retomada do turismo pós-pandemia. “Existe já uma ideia do Município de transformar Novo Airão em uma cidade modelo para o turismo no Amazonas. Recentemente o Estado aprovou uma Lei que concede auxílio emergencial para os trabalhadores do turismo e, além disso, uma linha de crédito está sendo pensada para fomentar essa atividade”, ressaltou.

Durante o primeiro dia do Gabinete Itinerante Ambiental em Novo Airão, foi assinado ainda um termo de cessão de duas lanchas rápidas para a prefeitura, pertencentes ao patrimônio da Sema, para uso em atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia no município.

Programação – A programação na cidade encerra nesta sexta-feira (30/04), com uma visita da comitiva em pontos estratégicos para a gestão ambiental de Novo Airão, como o Parque Municipal da Cacimba, o Parque Nacional de Anavilhanas e a área de lixo do município.

Também fazem parte da comitiva a secretária-executiva da Sema, Raquel Queiroz Said; o chefe do Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação da Sema (Demuc), Rogério Bessa; além dos gestores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e do Parque Rio Negro Setor Norte, Miqueias Santos e Kleber Bechara, respectivamente.