Governo do Amazonas discute manejo integrado da Bacia do rio Putumayo-Içá em Bogotá

Projeto desenvolvido entre Brasil, Peru, Equador e Colômbia pretende viabilizar gestão hídrica internacional da bacia

Ministério do Meio Ambiente da Colômbia

Representantes da pasta de meio ambiente do Brasil, Peru, Equador e da Colômbia estão reunidos em Bogotá, de 14 a 16 de fevereiro, para discutir a implementação do Projeto de Manejo Integrado da Bacia do Rio Putumayo-Içá, realizado pela Wildlife Conservation Society (WCS). Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estão no encontro representando o Amazonas.

O Rio Putumayo-Içá é o único da bacia amazônica a drenar os territórios dos quatro países. Em seu lado brasileiro, ele é denominado rio Içá, desaguando próximo ao município de Santo Antônio do Içá, a 881 quilômetros de Manaus. No Brasil, o Governo Federal indicou o Estado do Amazonas para fazer as articulações, o acompanhamento e o monitoramento do projeto.

“Esse encontro tem por objetivo fortalecer as condições de capacitação para que os países participantes (Brasil, Colômbia, Equador e    Peru) gerenciem o compartilhamento dos ecossistemas de água doce da bacia do Putumayo-Içá, na região amazônica. Nós, do Amazonas, temos tratado essa agenda como prioritária”, disse o assessor de Recursos Hídricos da Sema, Izaias Nascimento.

No âmbito regional, as atividades do programa vão ocorrer integralmente no Amazonas, coordenadas pela Sema. Até o momento, o Brasil, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, foi o único país que já assinou o Termo de Cooperação com a WCS, para iniciar a execução do projeto.

Durante o evento estão sendo apresentados os modelos de implementação e os avanços técnicos do Projeto, além das estratégias para atender os padrões ambientais e sociais no âmbito da bacia. O encontro também serviu para definir os modelos de operação do Comitê Diretor do Projeto, encarregado da supervisão geral e direção da iniciativa.

Além de representantes da Sema, estão no evento membros do Ministério do Meio Ambiente do Peru, do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia e do Ministério do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica do Equador. Também participaram técnicos do Banco Mundial, do projeto Amazon Sustainable Landscapes (ASL, ou Paisagens Sustentáveis da Amazônia) e da WCS.

Sobre o projeto

O programa de Gerenciamento Integrado de Bacias Hidrográficas do Rio Putumayo-Içá é uma iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility – GEF), tendo o Banco Mundial como agência implementadora do projeto.

Wildlife Conservation Society (WCS) é a organização responsável pela execução das ações. O Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia apoiou o processo de coordenação e preparação da iniciativa.

Ao todo, o projeto deve investir $12.844.037 para implementação do manejo integrado da bacia do Rio Putumayo-Içá nos países participantes.

FOTOS: Divulgação/Ministério do Meio Ambiente da Colômbia