Sema Amazonas busca parcerias ambientais com a Embaixada do Canadá 

Written by Sema Amazonas

Embaixadores canadenses visitam sede da Sema, em Manaus, nesta quinta-feira (18/05)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) recebeu, nesta quinta-feira (18/05), o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, e a embaixadora do Canadá para Mudanças Climáticas, Catherine Stewart. O objetivo do encontro foi estreitar relações e discutir possíveis parcerias com o país.

Na oportunidade, o secretário da Sema, Eduardo Taveira, apresentou as iniciativas do Governo do Amazonas para promover a conservação de florestas aliada ao desenvolvimento econômico e social de comunidades tradicionais, em especial, de moradores de Unidades de Conservação Estaduais.

“Compartilhamos desafios em comum e as soluções que estamos buscando em conjunto também com outros países. São momentos de extrema importância para que a gente possa trocar experiências e alinhar parcerias futuras em prol do meio ambiente de forma global”, ressaltou.

Durante a reunião, o secretário destacou a importância de priorizar o desenvolvimento social lado a lado das questões ambientais. Ele destacou ainda que o Amazonas detém 97% da sua cobertura florestal conservada, o que incentiva mecanismos estaduais de REDD+ e um modelo sustentável para realização de concessões de florestas públicas.

A embaixadora do Canadá para Mudanças Climáticas, Catherine Stewart, reforçou a necessidade de os países discutirem sobre soluções coletivas para o problema. Neste sentido, ela afirma que o Canadá está buscando formas de dar suporte ao Brasil.

“No Canadá também há muitos povos com modos de vida tradicionais que dependem da terra e a terra está mudando. As mudanças climáticas impactam especialmente as comunidades e por isso é importante falarmos sobre Justiça Climática e aumentarmos diálogos internacionais”, disse a embaixadora.

FOTOS: Divulgação/Sema