Sema participa do 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no Mato Grosso

Programação encerrou nesta sexta-feira (16/06), com a 1ª Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), representada pelo secretário Eduardo Taveira, participou da 25ª Reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que aconteceu nesta semana, em Cuiabá, estado do Mato Grosso. A programação começou na quarta-feira (14/06) e foi até esta sexta-feira (16/06), com a 1ª Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal.

O primeiro encontro ocorreu na quarta-feira (14/06), com a 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, do qual a Sema faz parte. Na ocasião, os membros decidiram pela criação da Câmara Setorial de Agricultura e Economia Verde, além da Câmara Setorial de Cultura.

No Meio Ambiente, a proposta é priorizar projetos de desenvolvimento da economia verde para a região amazônica e priorizar a regularização fundiária com a garantia do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o título definitivo de terra. Na produção rural, a ideia é investir em infraestrutura para a zona rural e dar condições de acesso a crédito para quem adotar boas práticas de produção.

“Também alinhamos as estratégias de participação na COP 28, que vai acontecer nos Emirados Árabes, em especial, para ampliar a representação dos Estados com um pavilhão próprio, para garantir uma participação qualificada, que é de grande importância, uma vez que a próxima agenda da COP vai ser no Pará”, explicou Taveira.

Já na quinta-feira (15/06), ocorreu a Reunião das Câmaras Setoriais de Meio Ambiente, Agricultura, Segurança Pública e Institutos de Terra. Os secretários participaram de um debate sobre os pontos de convergência entre os estados e contribuições para a Cúpula da Amazônia. Também discutiram sobre geopolítica mundial, seus impactos e possibilidades sobre a Amazônia brasileira.

A programação em Cuiabá foi encerrada com a 1ª Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, que contou com a participação do governador do Amazonas, Wilson Lima. Durante o evento, os governadores discutiram sobre a adoção de ações integradas entre os Estados aliadas a políticas públicas.

A próxima reunião do Consórcio deve ser realizada no Amazonas, com a 26º Reunião do Fórum de Governadores sediada em Manaus. O encontro deve ocorrer antes da realização da COP 28, em dezembro.